07 setembro 2014

[SÉRIE] O Que Eu Acho Sobre Fanfics?

 Olá gatinhos e gatinhas!
 Hoje eu estou aqui para trazer mais um post da série "O Que eu Acho?", que é sobre fanfics. Vocês já se perguntaram de onde a palavra fanfics surgiu? E porque isso é uma febre hoje em dia? 
 Se vocês não sabem, continuem lendo o post, onde expressarei minha opinião e juntamente darei informações sobre fanfics!


 Hoje em dia, existe várias histórias que envolve certos casais de famosos, personagens de mangas e até mesmo história de própria autoria. Mas esses tipos de histórias, que maioria é virtual, são chamadas de fanfics... mas o que é uma fanfic?
 Fanfic é a abreviação do termo em inglês fan fiction, ou seja, "ficção criada por fãs", mas que também pode ser chamada do Fic Trata-se de contos ou romances escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial dos animes, séries, mangás, livros, filmes ou história em quadrinhos a que faz referência, ou uma história inventada por eles.

Para mim, a existência das fanfics foram feitas para descobrirem novos talentos. Pois muitos escritores foram descobertos por meio desse mundo. 

 Agora que vocês já sabem o que significa a palavra fanfic, precisamos descobrir como surgiu isso e o motivo: 
 A popularização da internet veio muito rápida, e com isso muitos escritores tiveram a ideia de criar algo para atingir mais rapidamente os fãs e pessoas com o mesmo interesse. Mas com o avanço do mecanismo de busca, o sites relacionados a fanfics foi achado com mais facilidade, embora que a maioria das histórias abordam o mesmo tema ou assunto. 
 Além de sites para armazenados de fanfics, com o desenvolvimento de ferramentas de publicação de textos ou contos (como blogs e fóruns), foi desenvolvido um grande cruzamento de fanfics com temas entre literatura e RPG. Os personagens destes são usualmente originais, seguindo uma história paralela a original.
 Embora os primeiros blogs de fanfics interativos sejam dedicados a aventuras inspiradas pela série Harry Potter, atualmente se podem encontrar blogs dedicados a fics inspirados por Transformers, X-Men, bandas como o Linkin Park, Crônicas de Nárnia, Senhor dos Anéis, Eragon, Turma da Monica Jovem, Naruto, Harry Potter, Crepúsculo, Supernatural, Percy Jackson e os Olimpianos, CSI, etc. 
 Mas nem tudo é flores, as fanfics costumam infringir as leis de direitos autorais, já que as mesma não tenham permissão dos autores originais da história e com isso ela podem ser proibidas a continuar a história. Contudo, com o grande número de sites na internet relacionado a fanfics, ficaria muito difícil processar todos e fora que a maioria dos escritores são fãns.

Apesar desse grande número de gêneros de fanfics, eu prefiro as que são relacionada aos meus livros favoritos, como: Cinquenta Tons de Cinza, A Seleção, Paixões sem Limites, Belo Desastre[...]

 Existe vários tipos e gêneros de fanfics, citarei aqui embaixo as mais comuns:
 Cross Over: Fanfics onde se misturam universos (fandoms) diferentes. Ex.: Pokémon/Digimon, Harry Potter/Star Wars. 
 Saga: São fics com muitos capítulos, geralmente mais de 20/25. ou com até temporadas, que normalmente variam de 2 à 3 temporadas.
 Yaoi: Fanfic com romance entre dois homens.
 Yuri: Fanfic com romance entre duas mulheres.
 POV: Point of View (ponto de vista). Indica de quem é o ponto de vista da cena, ou seja, quem a narra. Pode ser um personagem principal ou secundário.
 Hentai ou Restrita: Fanfic com cenas de sexo heterossexual.
 Citrus: Fanfic de romance adulto, pode ou não conter cenas de sexo.
 Oneshot: Fanfic que contém somente um capítulo (one-shot: um-tiro (por ser uma leitura rápida)), seja ele curto e postado de uma só vez ou longo e postado em partes.
 Shortfic: Fanfic de poucos capítulos (de 3 a 5). Essas fanfics são como minisséries e os capítulos podem ser longos ou curtos.
 U.A. (Universo Alternativo): Quando a fanfic se passa num mundo diferente do criado pelo(a) autor(a) original da série, mas utilizando os personagens já existentes na história, na maioria das vezes buscando não alterar as características físicas e psicológicas das personagens.

  Geralmente as que eu leio são geralmente a de Universo Alternativo, Saga, Hentai, POV e Citrus.

  E também temos os tipos de classificação:
 G (Livre ou K/K+): Fic liberada para todas as idades. O site Fiction Ratings subdivide esta classificação em duas categorias: K e K+.
 K: Conteúdo livre de qualquer linguagem grosseira, violência e temas adultos.
 K+: Conteúdo com menor grau de violência, insinuações de linguagem grosseira e ausência de temas adultos, recomendável para crianças maiores de 9 anos.
 PG-13 (NC-13 ou T): Não recomendável para menores de treze anos por conter alguma violência, linguagem levemente grosseira, e sugestão de temas adultos. Cenas leves.
 PG-15 (PG ou NC-15): Não recomendável para menores de quinze anos por conter cenas de violência, linguagem grosseira e temas adultos leves. Cenas estilo médio.
 PG-17 (NC-17, M/MA ou R): Não recomendável para menores de dezessete anos por conter cenas de descrição explicita de violência, uso liberado de forte linguagem grosseira, e temas adultos tratados de modo detalhado e explícito. Cenas fortes.
 Hentai (ou R-18): Contem cenas de sexo,não recomendado para menores de 18 anos.

Eu não me importo com a classificação de fanfics, se for boa a história eu lerei, mas se não caso não for... eu não lerei.

 Agora que sabemos tudo sobre fanfics, porque você não corre para um site e crie uma. Use e abuse de sua criatividade! 
 Eu já tenho a minha, para ler ela clique aqui.
 Quero comentários... até o próximo post!





8 comentários:

  1. Fanfic é vida! <3 Sou fanfiqueira há quatro anos e não largo por nada! Tem algo no feedback das fanfics que você nunca vai conseguir com outro meio...

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você! Eu comecei a ler fanfics com meus 12, 13 anos, quando saiu a modinha LuAr (Rebelde brasileiro), depois disso me apaixonei! Todo dia eu leio capítulos (novos ou antigos) das fanfics que eu acompanho!

      Excluir
  2. Oi!
    Eu acompanhava bastantes fanfics antigamente.
    As minhas preferidas eram de U.A, POV e Sagas.
    Porém fiquei sem tempo e atualmente não acompanho mais.
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para acompanhar as fanfics é preciso de tempo, pois você fica viciado!
      Beijokas!!!!

      Excluir
  3. Eu sinceramente não entendo muito, mas tenho um filho que adora animes, aliás ele e a namorada.
    Gostei de saber o que é, já que vejo eles falando a respeito mas não entendo nadinha rsrs

    Bjks
    My

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs... minha mãe também fica meio que "boiando" quando eu falo sobre as fanfics! Mas nada que uma internet não ajude.
      Eu nunca fui de ler animes, apesar de que meus amigos vivem falando super bem dos mesmo!
      Beijokas!!!

      Excluir
  4. Nunca li nenhuma Fanfic mas já tinha ouvido falar , faltou interesse mesmo kkk
    Gostei muito do post super explicativo :)

    Hoje saiu o primeiro post sobre séries no blog e eu adoraria ter sua opinião :)

    Abraços , Carol
    http://dezenove--primaveras.blogspot.com.br/2014/09/series-forever.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É as pessoas ou amam ou odeiam as fanfics. Pois é meio que meia hora de tempo perdido para ficar lendo, mas eu perco mesmo assim. Além de ler, eu escrevo também e eu acho que exercita um pouco sua imaginação!
      E é claro que eu vou dar uma passadinha lá para ver!
      Beijokas!!!

      Excluir