30 junho 2016

POLÊMICA ENVOLVENDO JAMIE MCGUIRE E PIRATARIA + MINHA OPINIÃO

 No dia 23 (quinta-feira) desse mês a autora Jamie McGuire, reconhecida pelas obras de Belo Desastre e Irmãos Maddox, foi a seu Twitter e Facebook mencionar um e-mail que o seu editor brasileiro podemos dizer que foi a própria editora Verus enviou para ela falando como estava preocupado na publicação de seu novo livro, já que ele já tinha sido disponibilizado gratuitamente e ilegalmente no Wattpad. E ela também comentou que ele mencionou o fato que a editora estava preocupada se valia a pena publicar o seu livro no Brasil. 

"Brasil, uma grande lição em relação a pirataria e traduções não oficiais publicadas no Wattpad: há uma grande chance de Something Beautiful não ser publicado no seu país, porque alguém decidiu postar uma tradução não oficial no Wattpad. PARE A PIRATARIA, e PARE de publicar traduções não oficiais. Vocês estão sofrendo o começo do que pode ser muito provavelmente o fim da disponibilização dos meus livros em seu país. Wattpad, pare de permitir a violação de direitos autorais em seu site. Isso pode estar começando a custar para os autores muito dinheiro."
 Na discrição da imagem, vinha com a seguinte legenda: “Just posted this on Twitter. This is the first time entitlement, piracy, and Wattpad's blind eye to copyright infringement could cost me a book deal. Enough.” – (Só postei isso no Twitter. Esta é a primeira vez direito, pirataria, e wattpad. É fechar os olhos para violação de direitos autorais pode custar-me um livro. O suficiente.)
 O problema não parou aí, alguns fãs se revoltaram com a atitude da autora de falar como se o que aconteceu fosse culpa de todos. Mas é claro que teve aqueles que ficaram do lado da autora, o que no caso foram muitos. Com toda essa discussão a Jamie tomou a decisão de retirar a sequência de Belo Desastre (Infinitamente Belo) do Wattpad e só postaria agora em seu blog.
 Mais tarde, cansada da discussão, ela resolveu explicar o motivo de sua decisão e ainda pediu que o seus fãs a compreendesse: (Deixarei o link com texto da autora aqui)

 Agora deixarei MINHA opinião:
 Primeiramente não estou colocando a culpa em ninguém e acima de tudo: cada um tem uma opinião diferente e essa é a minha. 
 Eu achei desnecessária a atitude da autora! Pois ela citou o Brasil como se ele fosse o único culpado pela pirataria, mas até onde eu sei a pirataria existe em todo lugar. Engraçado que as pessoas que geralmente moram fora do país só sabem apontar os defeitos do lugar.
 Não é nenhuma novidade que a situação do Brasil está ruim, mas aí vem ela e pega e só coloca culpa no Brasil onde há crime exatamente igual em outros países. 
 Houve uma coisa que eu achei falta de consideração dela fazer com todos os leitores, foi retirar sua história do wattpad. Se ela está falando de pirataria, ela deveria saber que a pessoa que faz isso, pega a história em qualquer lugar e traduz ou a transforma em PDF! 
 É fácil para ela falar que não se pode ler em PDF. Será que ela já olhou os preços dos livros aqui no brasil? Mas se você pegar em dólar e transformar em real fica quase a mesma coisa! Sim, claro que fica! Mas ai vem outra pergunta... Vocês sabem a diferença de salário que há entre o Brasil e EUA? É uma diferença muito grande. 
 Vocês realmente acham que uma família que só ganha um salário mínimo por mês vai economizar ou deixar de comprar algo para comprar um livro de R$34,90 (suposição). Do jeito que ela escreveu parece que realmente ela prefere que a gente não leia só porque não pagou! 
 É mais existe biblioteca para isso! Sim existe! Mas será que vai ter o livro que eu quero ler lá? Agora vem um raciocínio! Imagina se todos fossem em bibliotecas para ler. Não seria a mesma coisa de ler em PDF? A única diferença é que ele compraram no máximo 10 livro para 1000 ler de graça e o formato que não é digital!
 Eu li e leio sim PDF, e me orgulho disso! Imagina se eu fosse esperar ter dinheiro para comprar livros para eu ler. Eu quase não leria! 
 Não estou falando que isso é certo mas é um meio de leitura que muitos praticam, e que maioria nega quando aparece algum autor falando mal! 
 Eu sei que muitos que lerem essa publicação vão me recriminar, mas eu já avisei ali em cima: A OPINIÃO É MINHA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário